quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Crônica: O "ser" brasileiro.




Não gosto de futebol, nem carnaval, nem pagode, nem calor, nem praia. Mas sou brasileiro sim, com orgulho. Por acreditar que esse país é mais do que esses estereótipos criados pelos estrangeiros e realimentado pelos 'nativos'. Por acreditar que essa mistura gostosa de culturas pode render frutos bons. Permaneço acreditando que o brasileiro não é necessariamente um malandro, mas um trabalhador que sorri com uma gota de suor pingando do rosto, meio que pra não perder a força diante da cansativa rotina.

Ainda é preciso mais latinamericanismos e menos norteamericanismos. Ah! Se tivessem o mínimo interesse de revirar o nosso baú...a História está aí só esperando pra ser revista, pesquisada, revirada, descoberta, redescoberta. 
Jovem Guarda, Bossa Nova, Tropicália, Semana de Arte Moderna, Roberto Carlos, Chico Buarque, Tom Jobim. Tantos nomes, tanta riqueza que empanturra a nossa pança cultural. E nós, sempre com fome, buscamos lá fora o que temos de sobra aqui dentro.

Analise, volte pra si mesmo. Esqueça aqueles rótulos terríveis. Essa gente é mais, o Brasil é mais. É só querer descobrir, é só querer descobrir essa coisa "ser" brasileiro que anda oculta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário